Director: João Carlos Vieira
Sexta, 22 Fevereiro 2019 - Periocidade diária
2019-01-22 15:00
Cascais acolhe o GolfSixes 2019

O inovador evento e agora renovado GolfSixes do European Tour já está confirmado para os dias 7 e 8 de junho, no deslumbrante circuito do Oitavos Dunes, na Quinta Marinha, em Cascais.

O atleta olímpico Ricardo Melo Gouveia, que marcou presença na apresentação do evento  já se mostrou bastante entusiasmado com a novidade da vinda do GolfSixes para Cascais:

«São notícias refrescantes para o golfe português. Eu joguei a primeira edição do GolfSixes em 2017 e foi um torneio fantástico, do qual todos os jogadores gostaram muito. Espero que este formato excitante possa inspirar uma nova geração de golfistas em Portugal».

Por sua vez, Keith Pelley, o CEO do European Tour, manifestou-se igualmente «empolgado pela forma como o mundo do golfe aderiu ao GolfSixes e esta medida de trazermos o evento pela primeira vez para a Europa Continental é uma evolução verdadeiramente excitante».

«Gostaria de agradecer ao município de Cascais e à U.COM pela sua visão em trazerem o GolfSixes ao público português e estamos seguros de que iremos passar um fim de semana fantástico em Cascais no próximo mês de junho», acrescentou o presidente-executivo do Circuito Profissional Europeu.

A idílica vila portuguesa de Cascais irá receber a terceira edição do evento que chamou a atenção e suscitou a imaginação do mundo do golfe, devido ao seu formato único e ao estrondoso sucesso das suas duas primeiras edições no Centurion Club em St. Albans, em Inglaterra.

Carlos Carreiras, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, considerou ser «o casamento perfeito entre um destino de classe internacional e um evento de classe internacional. Temos muita vontade de recebê-lo nesta que será a melhor edição do GolfSixes de sempre. Sabemos que as expectativas de quem nos visita são elevadas, mas faremos com que cada minuto da sua visita a Cascais valha a pena. Esperamos por si em junho no ponto mais ocidental da Europa».

Já Miguel Champalimaud, diretor geral do Oitavos Dunes, afirmou: «Estamos incrivelmente entusiasmados por recebermos nas nossas instalações este evento pioneiro e sentimos que reunimos as condições perfeitas, tanto no Oitavos Dunes Golf, como no Oitavos Hotel, que garantem um sucesso aos jogadores e organizadores».

Esta será a primeira vez que este torneio irá realizar-se fora do Reino Unido, sendo organizado em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a U.COM, uma agência de eventos e media, que promove todos os anos o Millennium Estoril Open, um campeonato de ténis do ATP Tour, na mesma região.

Dirk Glittenberg, o CEO da U.COM, que conhece bem a realidade portuguesa por há mais de três anos negociar todas as dimensões ligadas à organização do Millennium Estoril Open, está encantado pela parceria com este evento:

«O GolfSixes é um conceito brilhante, que tem o potencial de mudar a perceção do golfe entre os fãs no mundo inteiro. Todos na U.COM estão motivados por trazermos este torneio pela primeira vez a Portugal. Acreditamos que pode ser um fator de transformação da imagem do golfe em Portugal e estamos gratos pelo apoio e pela fé que o município de Cascais manifestou em relação a este conceito».

O entusiasmante torneio de dois dias será jogado pela primeira vez a uma sexta-feira e sábado. Como a final da Nations Cup da UEFA (UEFA) e o encontro de apuramento dos terceiro e quarto lugares da mesma competição estão marcados para Portugal no Domingo, dia 9 de junho, há um fim de semana desportivo emocionante, tanto para os portugueses como para os muitos turistas que visitam o país nessa altura.

O GolfSixes de 2019 irá seguir o mesmo formato revolucionário de 2018, com quatro equipas beneficiárias de Wild Card – que integram estrelas do golfe feminino e masculino – a juntarem-se às outras 12 formações que irão representar os seus seus países, sendo cada seleção nacional constituída por dois jogadores do European Tour.

O formato do GolfSixes provou ser um enorme sucesso no European Tour, ao ponto de o conceito ter sido adotado no Le Golf National, no programa que antecipou e criou um crescendo para a Ryder Cup de 2018. Mas é um formato que está igualmente a ser bem-sucedido ao nível das etapas de formação do golfe juvenil.

A Golf Foundation, uma instituição de solidariedade social com o objetivo de levar o golfe a jovens e crianças, associou-se ao European Tour, ao R&A, à England Golf, Wales Golf e Scottish Golf para lançar uma Liga de GolfSixes para juniores em toda a Grã-Bretanha.

Desde maio, 24 campeonatos foram realizados em 22 regiões do Reino Unido, envolvendo 112 clubes de golfe e quase 1.500 jovens golfistas. Um relatório preliminar mostra que quase 30% dos participantes foram jovens jogadoras. O conceito dos GolfSixes também está a fazer o seu caminho na Bélgica, Dinamarca, França e Holanda.

Os dirigentes desportivos internacionais que têm contactado mais de perto com o GolfSixes não poderiam estar mais satisfeitos com os resultados.

Frank Kirsten, o CEO da PGA da Holanda e atual presidente da PGA da Europa, explicou que «A PGA da Holanda e o GolfSixes têm uma parceria de sucesso que continuará a crescer em 2019. Organizamos um campeonato por equipas de seis jogadores até aos 13 anos e era isto de que a modalidade necessitava no nosso país para atrair mais jovens e também os seus pais às nossas infraestruturas de golfe. Estamos muito agradecidos ao European Tour por fazer com que esta competição tenha sido possível de realizar-se no nosso país».

Nick Pink, o presidente executivo da England Golf (Federação Inglesa de Golfe) corroborou a ideia de que «o GolfSixes é a forma perfeita de trazer ao golfe um público novo, pois permite a prática da modalidade mesmo nos momentos mais intensos da vida profissional de cada um e também facilita aqueles que querem continuar a jogar golfe até idades mais avançadas. Temos tido uma resposta fantástica dos nossos sócios, com 114 clubes a aderirem ao nosso primeiro Campeonato de GolfSixes».

A Irlanda ganhou a segunda edição do GolfSixes, no ano passado, com Paul Dunne e Gavin Moynihan a superarem na final a França de Mike Lorenzo-Vera e Romain Wattel. A jovem dupla irlandesa só perdeu um encontro ao longo dos dois dias de competição.

A Irlanda destronou os campeões de 2017, a Dinamarca de Lucas Bjerregaard – que desde então venceu dois títulos no European Tour – e Thorbjorn Olesen, que, 16 meses depois deu um bom uso à sua experiência de match-play na seleção europeia da Ryder Cup liderada por Thomas Bjorn.

O Oitavos Dunes está classificado no 55.º lugar da lista dos cem melhores campos de golfe do mundo da Golf Magazine e o n.º 1 em Portugal.

Este campo recebeu o Open de Portugal em quatro ocasiões, primeiro em 2005, quando Paul Broadhurst venceu, e depois em três anos seguidos, de 2007 a 2009, com o título a ser conquistado por Pablo Martín Benavides, Grégory Bourdy e Michael Hoey.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site