Assim Ricardo Candeias, João Cruz e Pedro Arede foram os grandes protagonistas, no domingo, no decorrer da 2ª jornada do Circuito de Espada Sénior, preenchendo todo o pódio no setor masculino.
Candeias nem começou bem a jornada, averbando 2 derrotas na fase de poules, desempenho que o colocou na 21ª posição à entrada para o quadro de eliminação direta.
No quadro 32 afastou o colega de equipa Bolaños por 15/6, seguindo-se Landavere da AEJG por 15/14. Nos quartos de final voltou a defrontar outro companheiro de sala, João Morna, que afastou por 15/12.
Na discussão pelas medalhas Candeias bateu ROD (EA) por 15/13, conquistando um lugar na final.
Do outro lado do quadro caminhavam João Cruz e Pedro Arede, este último também com uma poule menos conseguida, o que lhe deu a 15ª posição na ordenação para a eliminação direta.
Cruz afastou Hilário (SUS) por 15/9 e depois Onofre (CM) por 15/6, chegando assim aos quartos-de-final.
No assalto de acesso às medalhas teve pela frente Alves (AAACM). Não entrou bem e cedo se colocou em desvantagem que chegou a ser de 3/7. Pouco a pouco foi consolidando uma recuperação que o levou a igualar o assalto a 11 toques. No toque da prioridade Cruz foi mais forte e avançou para a meia-final.
Arede começou por vencer Alvito (AEJG) por 15/13, seguindo-se o colega de Equipa Filipe Frazão, por 15/5. Já nos quartos-de-final afastou Videira (AAACM) num assalto muito emotivo onde recuperou uma desvantagem de dois toques por duas vezes já durante o segundo período, para depois resolver o jogo a seu favor no toque da prioridade, com 15/14.
Na meia-final entre Arede e Cruz este último foi mais forte e triunfou por 15/12, juntando-se a Candeias na final.
Depois de um primeiro período pautado pelo equilíbrio, Candeias tomou conta do assalto e pouco a pouco foi dilatando a sua vantagem até aos 15/8 finais.
Morna 5º, Cordeiro 9º, Filipe Frazão 10º, Miguel Frazão 12º, Sernadas 13º, Lourenço 17º, Pequito 18º, Bolaños 19º, Onofre 20º, Lima 25º e Valido 26º, completaram a participação do Atlântico, numa prova que contou com 43 participantes.
No setor feminino o emblema da Linha de Cascais esteve representado por um trio formado por Ksenia Smirnova, que foi 6ª classificada, Teresa Ramalho que ficou na 14ª posição e Maria Carmo Arede que finalizou no 18º lugar.
DL/CAE