Director: João Carlos Vieira
Sábado, 15 Dezembro 2018 - Periocidade diária
2018-12-01 07:51
Oeiras aplica desporto contra a violência

A par dos projetos e ações de âmbito cultural, social e desportivo para prevenção de fenómenos criminais e antissociais, o Contrato Local de Segurança (CLS) de Oeiras acrescenta agora uma nova valência: o Desporto.

No âmbito do Contrato Local de Segurança de Oeiras e com o objetivo geral de contribuir para a redução de vulnerabilidades sociais, prevenção da delinquência juvenil e eliminação dos fatores criminógenos, o Município de Oeiras está a promover vários projetos e ações de âmbito cultural, social e desportivo que se encontram a decorrer nos territórios do CLS de Oeiras, nomeadamente o Bairro dos Navegadores em Porto Salvo e para os empreendimentos municipais da zona de Outurela.

São os casos dos projetos “Pais Felizes, Crianças Felizes” (Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal), “Ponto por Ponto” (AMALX), “Aprender em círculo” (Florescer), “De Dentro para Fora” (Assomada) e “Novos Horizontes: A OCP Solidária no Bairro dos Navegadores” (Orquestra de Câmara Portuguesa), entre outros. Todos estes projetos visam promover o combate às vulnerabilidades sociais mas também, e sobretudo, a inclusão e coesão social das populações dos territórios do Concelho de Oeiras.

Neste sentido e dando continuidade ao trabalho que tem sido levado a cabo pelo Município, o Executivo Municipal atribuiu agora comparticipações financeiras, no valor global de € 3.000, para o desenvolvimento de projetos desportivos nos territórios do Contrato Local de Segurança (CLS) de Oeiras, nomeadamente o Bairro dos Navegadores e o Bairro da Outurela. Este montante será repartido equitativamente pela Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo (SIMPS) e pela Associação Desportiva NucleOeiras (ADNO).

São assim apoiados os projetos de andebol Escola Para a Vida, da SIMPS e outros de dinamização da prática de atletismo a levar a cabo pela ADNO, como medida do Programa “Desporto com Valores” do CLS de Oeiras, que vão ao encontro da concretização das medidas constantes no respetivo Plano de Ação (Eixo 6 - Prevenção da Delinquência Juvenil e dos Comportamentos Desviantes).

Através do apoio ao desenvolvimento destes projetos pretende-se dotar estas entidades, consideradas parceiros-chave, que já desenvolvem um importante trabalho junto de crianças e jovens dos bairros dos Navegadores e de Outurela, de condições financeiras que permitam ampliar a sua área de intervenção, nomeadamente através de recrutamento de técnicos qualificados.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site