Alarza terminou a prova em 3h55, logo seguido do português João Silva que correu pela primeira vez a prova. Outro atleta nacional, Filipe Azevedo, completou o pódio.

A primeira mulher a cortar a meta foi Agnieszka Jerzyk. A polaca completou a prova em pouco mais de 4h28, seguida da belga, Katrien Verstuyft e da inglesa Sarah Lewis.
Ainda entre os portugueses presentes, destaque para Ana Filipa Santos, que foi a primeira portuguesa a cortar a meta das Elites Femininas, e a oitava atleta feminina a acabar a prova e Bruno Pais que termina a carreira desportiva não conseguiu o sempre almejado top 10.
Jorge Pereira, diretor da empresa organizadora 3 Iron Sports, adiantou: “Estou muito satisfeito com esta edição do evento. Além de termos batido o recorde de inscrições, tivemos dois portugueses a conquistar o pódio nas Elites Masculinas. Um deles, o João Silva que escolheu Portugal para fazer a sua primeira prova Ironman 70.3.”
Esta segunda edição do evento em Portugal voltou a contar com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e teve uma participação recorde de mais de 2661 atletas, o maior número de sempre de participantes inscritos em provas de meia distância em Portugal.
A partida foi dada às 7h27 para as Elites Masculinas, ao som da Corveta Afonso Cerqueira e o sino cedido pelo Museu da Marinha à organização portuguesa do Ironman. As elites Femininas partiram três minutos depois, seguidas pelos Grupos de idades.
O Ironman 70.3 Portugal Cascais começou com a prova de natação, seguida do segmento de ciclismo e corrida. Ao todo foram mais de 120 quilómetros ladeados por uma das mais belas paisagens da Europa.
Já foi anunciada uma terceira edição e as inscrições já estão abertas.