Director: João Carlos Vieira
Sábado, 22 Setembro 2018 - Periocidade diária
2018-09-01 17:35
João Ferreira do Estoril vence Douro Triatlo e sagra-se campeão nacional

Num dia marcado por grande animação, o Douro Triatlo incluiu as provas do Nacional de Média Distância de Grupos de Idade e o Campeonato Nacional Individual de Média Distância de Paratriatlo.

Na competição masculina, não houve grandes surpresas, o atleta mais forte em prova foi João Francisco Ferreira, do Estoril Praia Triatlo, obtendo pela segunda vez o título de Campeão Nacional na Média Distância, com o tempo de 04:08:00.

Sérgio Marques, do CNATRIL Triatlo, classificou-se na segunda posição, com o tempo de 04:11:01 e Márcio das Neves, do Peniche A. C., chegou em terceiro lugar à meta com 04:17:51.

«Foi uma prova muito dura, com muito calor como já era de esperar (correr com temperaturas que rondam os 40 graus torna-se bastante desgastante, com a agravante de ser durante um período longo de tempo)», explica João Ferreira.

Na opinião do Campeão Nacional a prova foi muito tática desde o início. «Sabia que os adversários eram o Sérgio Marques e o Bruno Pais e outros… o top 10 estava bastante concorrido e eu queria revalidar o título conquistado no ano passado!»

A competição feminina foi renhida, e ao pódio foram Filipa Santos, Vanessa Pereira e Abigail Santana. Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, venceu o Campeonato Nacional Individual de Média distância, alcançando o título de Campeã Nacional.

A atual campeã fez um tempo de 04:41:58, revalidando o título dos anos anteriores. «A prova correu muito bem, o percurso é muito bonito. Gostei da organização, com bons abastecimentos, e sempre com esponjas por causa do tempo muito quente.

Apesar de tudo, claro que o calor que se fez sentir tornou a prova muito penosa, principalmente na parte da corrida, onde estive preocupada em controlar o ritmo na parte final, já que seguia sozinha», conta Flipa Santos.

A sua maior adversária em prova foi Vanessa Pereira, tendo feito juntas a maioria do percurso, com Ana Filipa Santos a ganhar vantagem no segmento da corrida.

A triatleta faz um balanço muito positivo por ser tetra Campeã de Nacional de Triatlo Nacional na Média Distância, sendo o seu próximo objetivo o IRONMAN 70.3 Cascais.

A vice-campeã em título é a Vanessa Pereira do Triatlo Teleperformance Os Belenenses, que fez a marca de 04:44:12 e na terceira posição ficou Abigail Santana, da SFRAA-Triatlo, com 04:52:35.

O Campeão Nacional de Paratriatlo, na categoria PTS5, foi Luís Ferreira, do Lusavouga – BH Porto Triatlo, com a marca de 06:31:41. Na categoria de PTS2 o Campeão Nacional foi Pedro Basílio, do Clube Triatlo de Abrantes, com a marca de 07:35:31.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site