Director: João Carlos Vieira
Sábado, 22 Setembro 2018 - Periocidade diária
2018-08-27 07:50
Vasco Ribeiro vice-campeão no Anglet Pro, em França

Vasco Ribeiro alcançou um honroso segundo lugar no Pro Anglet, evento de categoria QS1500, que decorreu no sudoeste francês. O atual campeão nacional foi finalista vencido no campeonato gaulês, depois de apenas ter sido vencido na final por um surfista da "casa".

Após se ter conseguido apurar para os quartos-de-final deste Anglet Pro, Vasco começou o dia final da prova da melhor forma, eliminando o francês Nomme Mignot. Seguiu-se novo triunfo nas meias-finais, dessa feita frente ao australiano Morgan Cibilic, sempre com performances consistentes, que lhe garantiram scores elevados.

No heat final Vasco Ribeiro, de 23 anos, teve pela frente o jovem francês Gatien Delahaye, de 21 anos, que é natural da ilha de Guadalupe. Delahaye começou melhor o heat de todas as decisões, adiantando-se na disputa. Na parte final do heat, Vasco ainda conseguiu responder, lançando um forte ataque à liderança.

Contudo, o surfista da Linha de Cascais ficou a pouco mais de um ponto do triunfo, somando 15,10 pontos, contra os 16,43 de Gatien Delahaye. O surfista francês garantiu, assim, a primeira vitória da carreira no circuito WQS, evitando que fosse Vasco a conseguir esse mesmo feito.

Apesar da derrota na final, Vasco Ribeiro vai somar 1125 pontos para o ranking, além dos 5 mil dólares em prémio a que também tem direito. Um resultado que o vai lançar para o top 25 do ranking mundial de qualificação - antes deste campeonato estava no 32.º lugar -, ficando bem perto do top 20 e a pouco mais de 3 mil pontos de diferença do top 10, que dá acesso direto ao World Tour 2019.

Este foi, assim, o melhor resultado em termos finais da temporada para o surfista da Praia da Poça e o terceiro melhor em termos pontuais, logo atrás do 9.º lugar no QS6000 de Chiba, no Japão, que lhe rendeu 1550 pontos, e do 9.º posto no QS10000 de Ballito, na África do Sul, que lhe valeu 3700 pontos.

Destaque ainda para os resultados positivos de outros portugueses em prova, com referência especial para a 17.ª posição alcançada por Tomás Fernandes e o 25.º posto de Miguel Blanco. Pedro Coelho e Pedro Henrique terminaram o evento gaulês no 33.º lugar, enquanto Raul Bormann foi 49.º classificado. Já na prova feminina a melhor portuguesa foi Camilla Kemp, que terminou na 9.ª posição. Carol Henrique e Yolanda Hopkins alcançaram o 25.º posto.

Após este que foi o terceiro campeonato da "perna europeia" de verão do circuito WQS, a ação regressa já na próxima terça-feira com o Pantín Classic, prova que se disputa na Galiza, Espanha, e que tem o estatuto QS3000 para os homens e QS6000 para as mulheres.

Vasco Ribeiro vai estar em prova em Pantín, assim com mais 17 portugueses, 11 homens e 6 mulheres. Ao campeão nacional juntam-se Miguel Blanco, Tomás Fernandes, Luís Perloiro, Pedro Coelho, Jácome Correia, Henrique Pyrrait, Ruben Gonzalez, Francisco Duarte, Pedro Henrique, Afonso Antunes e Eduardo Fernandes. Teresa Bonvalot, Carol Henrique, Camilla Kemp, Leonor Fragoso, Yolanda Hopkins e Mariana Assis representam a armada lusa do lado feminino.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site