Director: João Carlos Vieira
Sábado, 22 Setembro 2018 - Periocidade diária
2018-08-21 13:26
Do futebol para as artes plásticas, Jordão apresenta exposição em Oeiras

Antigo jogador de futebol e atual artista plástico, Rui Manuel Jordão vai marcar presença em Oeiras com a sua exposição "Que a Mente resista/Projeto de uma exposição/Palavras Ditas", de 15 de setembro a 13 de outubro, no Centro Cultural Palácio do Egipto, localizado no centro histórico de Oeiras.

Sinopse

A trama que decorre no espaço físico é transferida para o elemento figurativo que a clausura enquanto imaginário, pela razão simples de não lhe ter sido dado o conhecimento do ser, mantendo a sua condição de inanimado.

Inversamente, o espectador/visitante – este, sim, com o conhecimento próprio do ser inteligente - absorve-a, privilegiando o entendimento através dos elementos artísticos que compõem a exposição.

No pressuposto das ações se situarem entre a pura ideação e a realidade e, por inerência a esta, afastadas da espiritualidade (superada pelos valores materiais perpetuados na tradição do dominador que os teoriza e define), serão a palavra e as aceções cuidadas como meras soletrações?

A estética da coisa bela e da fealdade serão negadas? É, pois, com o propósito de perceber se a mente, por si só, alcança a sublimidade no momento de contemplação do objeto que o desafio é lançado.

Inauguração

Data: 15 Setembro, 17:00

A exposição estará patente até dia 13 Outubro

Horário:

Terça- feira a sábado, das 12:00 às 18:00.

Encerrado aos feriados.

Centro Cultural Palácio do Egipto (CCPE)

Rua Álvaro António dos Santos

2780-182 Oeiras

Telf: 214 408 391 (Gabinete Técnico); Telf: 214 408 781 (Loja)

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site