Director: João Carlos Vieira
Sexta, 17 Agosto 2018 - Periocidade diária
2018-07-18 17:34
Oeiras acolhe projeto inovador de sensibilização ambiental

Os utilizadores da praia de Santo Amaro de Oeiras vão ser surpreendidos com uma campanha de sensibilização ambiental. Os Banhistas vão ver o seu plástico transformado em aparelhos de atividade física.

 

Esta iniciativa tem por mote a importância de um comportamento mais sustentável em relação aos materiais plásticos e para os princípios da economia circular, no dia 20 de julho, a partir das 11:00 e até ao final do dia de 22 de julho.

No local decorrerá uma ação no âmbito do projeto TrasnforMar, que tem por objetivo contribuir para um planeta mais sustentável. Este projeto é promovido pelo Lidl Portugal em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Lidl Portugal em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Esta ação consistirá em desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos, produzidos enquanto estão na praia. Para o efeito, será colocado no areal um plasticódromo, que consiste num depósito próprio onde os utilizadores da praia deverão colocar o seu plástico, para que o mesmo possa ter uma nova vida e não acabe no mar.

O plasticódromo, que ali permanecerá três dias, terá a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em quilos, a cada novo dia.

Este projeto Lidl assegura que os plásticos recolhidos serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física, que será posteriormente entregue nesta praia para usufruto dos utilizadores.

A Câmara Municipal de Oeiras associa-se, deste modo, ao projeto TrasnforMar, pela relevância do seu objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável. Assinale-se que, este Município tem sido um bom exemplo nacional no que diz respeito à promoção da redução do consumo de plástico e na sua reutilização e valorização.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site