Director: João Carlos Vieira
Sábado, 23 Junho 2018 - Periocidade diária
2018-06-13 17:34
Oeiras apresenta “Passa Palavra! - festa dos Ofícios do Narrar”

As histórias de que somos feitos, num novo festival em Oeiras.

Alberto Manguel, Gustavo Martín Garro, Teolinda Gersão, Coralia Rodríguez, António Fontinha, Quico Cadaval, Ângelo Torres, Jorge Serafim, Ana Sofia Paiva e Fernando Alves, são alguns dos nomes incontornáveis do panorama literário e da narração oral, que marcam presença em Oeiras na próxima semana, de 18 a 24 de junho, no festival internacional sobre leitura e narração oral “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”, cujas atividades vão decorrer em Oeiras, Algés, Carnaxide e Porto Salvo, entre 18 e 21 de junho e no fim de semana, entre sexta-feira, dia 22 e domingo dia 24, com concentração na Fábrica da Pólvora de Barcarena. A entrada é livre.

O programa do “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar” contempla múltiplas atividades para diversos públicos e interesses, estruturando-se em torno dos seguintes eixos de programação: Histórias de Ida e Volta: manhãs, tardes e noites onde narradores portugueses e estrangeiros nos trazem histórias de ir e de voltar, em sessões para escolas, para seniores, para famílias ou para o público em geral; Ofícios da Palavra: conferências e tertúlias para quem faz da palavra o seu ofício; Descobrir Juntos: ambientes de aprendizagem em família / dinâmicas em torno da palavra e das múltiplas expressões a esta associadas – oficinas; Habitar a Fábrica: povoar o lugar das vozes de quem faz da palavra um ofício, uma paixão, para quem parte dela ou a ela chega por outras artes e ofícios.

O Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar inclui, ainda, o Mercadinho dos Ofícios do Livro com a participação de livreiros, projetos editoriais e artesãos. Refira-se ainda que, no dia 22 de junho, sexta-feira, na Fábrica da Pólvora de Barcarena irá realizar-se um Jantar Narrado com narradores do festival e narradores do projeto Histórias de Ida e Volta. A participação nesta atividade está sujeita a inscrição prévia (através do email [email protected]), tem um preço por pessoa de 13€ e tem lotação de 40 pessoas.

Da programação fazem também parte eventos destinados a profissionais e estudiosos da narração e da promoção da leitura. Oficinas, sessões de contos, conferências, tertúlias são algumas das propostas. Para além da narração oral, estão presentes outras formas de criação e expressão de narrativas, como o teatro de marionetas, as artes plásticas, a música e a dança. É objetivo de” Passa a Palavra!” ser ponto de encontro, usufruto e expressão, com base no reconhecimento de que as narrativas são primordiais para a construção da identidade pessoal e coletiva e um traço universal, intemporal e distintivo da humanidade.

“Passa a Palavra!” é uma iniciativa conjunta do Município de Oeiras e das associações Companhia de Actores, Contabandistas de Estórias – Associação Cultural e Ouvir e Contar – associação de contadores de histórias. O programa reúne atividades dirigidas a públicos de todas as idades, com ofertas específicas para bebés, crianças, famílias, adultos e seniores.

Mais informação em:

http://festivalpassapalavra.pt/

https://www.facebook.com/festivalpassapalavra/

 

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site