Director: João Carlos Vieira
Domingo, 21 Outubro 2018 - Periocidade diária
2018-06-12 18:36
Oeiras e Estoril em evidência no Triatlo de Peniche

A 35ª edição do Triatlo de Peniche, que contou com cerca de 500 atletas em duas distâncias. Uma prova aberta super sprint, seguida da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional Universitário na distância sprint.

A natação realizou-se na baía de Peniche, com uma volta num percurso circular, em que a partida, mesmo sendo dentro de água, contou com o apoio do imenso público, numa autêntica moldura humana junto ao paredão, estendendo-se depois no acompanhamento privilegiado no parque de transição e na meta.

As proximidades com alguns restaurantes tornam o evento ainda mais hospitaleiro. O trajeto do ciclismo foi feito à volta da cidade com um percurso de três voltas e com passagem pelo cabo Carvoeiro. O último segmento da corrida foi realizado dentro de Peniche, sempre plano e sem grande dificuldade para os atletas.

Na Taça de Portugal, apesar de uma prova muito disputada e renhida, foi Ricardo Batista, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, o mais rápido a passar a linha de meta, com o tempo de 00:58:48.

«Foi uma prova bastante dura e disputada até aos últimos metros», conta-nos Ricardo, que subiu ao pódio mais do que uma vez, já que, além do 1º lugar absoluto, ganhou também por equipas, juntamente com os seus colegas do Clube do Torres Novas.

Na classificação geral, foi Tiago Fonseca, do Outsystems Olímpico de Oeiras, que passou a meta em segundo lugar com 00:58:48 e Rafael Domingos, do Estoril Praia Triatlo, em terceiro, com 00:59:00, fecharam o pódio

Na competição feminina Vera Vilaça fez uma excelente prova, conseguindo a dobradinha com o primeiro lugar da geral e, simultaneamente, vencer o Campeonato Nacional Universitário com o tempo de 01:08:40.

Visivelmente satisfeita na chegada, erguendo a fita de meta com um sorriso contagiante, Vera fez um bom segmento de natação, sendo a primeira triatleta a sair da água e também um excelente ciclismo, acabando por ganhar alguma vantagem na reta da meta.

No final, a atleta do Sport Lisboa e Benfica disse estar muito satisfeita com o resultado, mais ainda por se encontrar a frequentar o primeiro ano de medicina, o que nem sempre era fácil na conciliação com os treinos.

As duas atletas que ficaram em segundo e terceiro lugar na geral pertencem ao Outsystems Olímpico de Oeiras:

Liliana Alexandre completou a prova em 01:09:07, enquanto Ana Ramos fez o percurso em 01:09:23. Esta última triatleta, além do terceiro lugar na geral, alcançou a segunda posição no Campeonato Nacional Universitário.

Vera Vilaça, da Universidade Nova, Ana Ramos, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Mariana Talhinhas, da Universidade de Évora, subiram ao pódio, em primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Na competição masculina do Campeonato Nacional Universitário Gil Maia, da Universidade do Porto, passou a meta em primeiro lugar, com Pedro Gaspar, da Faculdade de Motricidade Humana, em segundo, e Miguel Fortunato a fechar o pódio, do Instituto Politécnico de Santarém.

Nos resultados por equipas, foi o Alhandra Sporting Club na prova feminina e o Clube de Natação de Torres Novas em masculinos que subiram ao lugar mais alto do pódio.

Daniela Sampaio, do Alhandra Sporting Club, que terminou a prova em 01:13:25, explicou que partiu para Peniche com o objetivo de ajudar a sua equipa na Taça de Portugal. A triatleta revela ainda que a prova foi muito disputada.

«Foi uma prova bastante competitiva, mas com a ajuda da multidão que se fez sentir em Peniche é sempre mais fácil!» O objetivo da equipa foi atingido:

«Juntamente com as minhas companheiras de equipa Pauline Vie, Ana Filipa Sampaio, Bárbara Avelino e Alexandra Martinho conseguimos alcançar aquilo que queríamos.»

Foram as triatletas Pauline Vie e Ana Filipa Sampaio, do Alhandra Sporting Club, que acompanharam Daniela no pódio, com os tempos de 01:14:19 e 01:15:55.

A segunda posição por clubes pertenceu ao Clube de Natação de Torres Novas com Carolina (01:10:17), Joana Miranda (01:11:50) e Margarida Razões (01:22:59).

O terceiro lugar foi ocupado pelo Outsystems Olímpico de Oeiras, com Liliana Alexandre (01:09:07), Ana Ramos (01:09:23) e Susana Pontes (01:26:54).

Nas equipas masculinas, o Clube de Natação de Torres Novas foi o vencedor com Ricardo Batista, que também ganhou a competição geral, José Pedro Vieira (00:59:17) e Afonso do Canto (00:59:28).

O Outsystems Olímpico de Oeiras foi o segundo classificado na competição, com Tiago Fonseca (00:58:48), Alexandre Montez (00:59:18) e Afonso Garcia.

A fechar o pódio dos Clubes ficou o Alhandra Sporting Club com Tiago Pinto (00:59:15), Miguel Fortunato (00:59:53) e Diogo Gonçalves (00:59:58).

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site