Director: João Carlos Vieira
Quinta, 16 Agosto 2018 - Periocidade diária
2018-06-06 19:15
Oeiras anuncia investimento entre 350 e 400 milhões de euros

 O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou hoje um investimento entre 350 e 400 milhões de euros para o Município nos próximos oito anos, centrando as suas prioridades de investimento na Educação, Mobilidade, com novas infraestruturas e Ação Social.

Numa conferência de imprensa de balanço dos primeiros seis meses de mandato, o autarca revelou quais os principais projetos em curso pela autarquia e sublinhou que está em curso uma política de desenvolvimento do concelho que prevê “o maior investimento de sempre”.

“Investimento puro e duro, nos próximos anos, será entre 350 e 400 milhões de euros e é com isso que vão ouvir falar em Oeiras Valley”, afirmou Isaltino Morais.

E para sustentar o novo conceito, o autarca enumerou todas as medidas que o executivo prevê realizar, centradas num Novo Ciclo de Desenvolvimento.

“Só com visão, planeamento e ação se transforma a vida de um território e de uma comunidade”, justificou.

Isaltino Morais começou por falar da nova estrutura orgânica da autarquia, que visa “adaptar os serviços do Município àquilo que é a ambição” prometida aos cidadãos.

“Temos de ter a capacidade organizativa, operacional e que seja capaz de levar por diante os objetivos que anunciámos aos cidadãos na campanha eleitoral”, sustentou.

Entre as medidas previstas, inclui-se um plano estratégico na área da higiene urbana, com novas viaturas, mais agentes e tecnologias.

Educação, Cultura, Habitação, Ambiente, Mobilidade e transportes foram os “eixos fundamentais” definidos pelo presidente da Câmara.

Rever o Plano Diretor Municipal “com vista à captação de empresas de base tecnológica” foi outra das medidas em projeto.

Na Educação, Isaltino Morais anunciou que será feito um “investimento extra entre 15 a 20 milhões de euros” para garantir os melhores alunos do país.

NA área da rede rodoviária, mobilidade e transportes, “serão feitos investimentos nesta área como se nunca fez no concelho”, com cerca de 20km de ciclovias nos próximos oito anos.

“Queremos que os cidadãos possam circular em interaglomerados com toda a segurança e conforto”, sublinhou.

Habitação para todos os segmentos que carecem de habitação, foi outra das garantias deixadas.

Na área do Património e Cultura, Isaltino Morais falou das negociações com os Ministérios da Defesa, Cultura e Agricultura com vista à recuperação de património valioso que está degradado para “criar condições de oferta cultural que vai enriquecer o tecido social do território”

Sobre as contas da autarquia, Isaltino Morais destacou a “saúde financeira” do Município, “das mais sólidas de Portugal”.

Por fim, a redução de impostos, já anunciada para 2018, de 4 milhões de euros, vai sofrer novas alterações, prevendo-se em 2020 uma poupança de 8 milhões.

Na ocasião foi também inaugurada uma exposição assente no Novo Ciclo de Desenvolvimento, que mostra tudo o que o novo executivo se propõe realizar no concelho.

“Esta exposição traduz um pouco o que são os nossos sonhos. Traduzir tudo era impossível. Para andar para trás basta estar parado”, disse o presidente da Câmara de Oeiras.

A exposição estará patente no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, das 10:30, às 20:00, até ao dia 06 de julho.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site