Director: João Carlos Vieira
Sábado, 23 Junho 2018 - Periocidade diária
2018-03-03 18:50
Parque em Carcavelos e Jardim em Polima abrem ao público

Foram inaugurados este sábado o Parque Infantil “Cascalitos”, na Quinta de São Gonçalo, em Carcavelos e o Jardim Raul Solnado, em Polima, freguesia de São Domingos de Rana.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras referiu que estas inaugurações são “concretizações de intervenções que temos vindo a fazer em Carcavelos e em S. Domingos de Rana”. E isso “é uma forma de irmos criando um ambiente urbano mais agradável, com melhores condições de vivência para a comunidade”, acrescentou.

“Colmatar as assimetrias que ainda se verificam em S. Domingos de Rana, continuar a canalizar investimento público para a freguesia: criando todo um conjunto de fatores que levem a que se possa constituir uma boa vizinhança. Resultando numa comunidade mais coesa, mais unida e mais solidária”, enfatizou Carlos Carreiras.

Este é um parque infantil diferente do habitual. Os Cascalitos, mascotes que dão a conhecer o património de Cascais aos mais novos, “Bia” e “João”, são os anfitriões do parque temático. Estas figuras, acionados através de energia mecânica produzida pelo utilizador, fazem uma descrição do mesmo. Trata-se de uma descrição áudio que permite aos utilizadores com incapacidade visual de ficarem com uma noção do espaço que os rodeia.

Nesta apresentação é também transmitida informação de sensibilização ambiental, explicando-se, de forma simples que os dejetos dos cães devem ser apanhados; como fazer a separação do lixo; que devemos poupar água, entre outras mensagens importantes.

Também é explicado a origem do nome Cascais, e é dada uma explicação do Farol de Santa Marta. Os pequenos frequentadores do novo parque dispõem de uma réplica do farol de Santa Marta, uma lancha com escorrega, um tentáculo de polvo e um baloiço de corda. Um investimento municipal de cerca de 150 mil euros.

O Jardim Raul Solnado, em Polima, na freguesia de S. Domingos de Rana, dispõe de percursos facilitados, facilitando o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Um espaço dedicado ao desporto; um campo polidesportivo, vedado, com equipamentos adaptados tanto para basquetebol como para futebol. Numa das laterais foram instaladas duas bancadas por forma a dar o conforto adequado aos adeptos e jogadores.

Os visitantes deste jardim, podem contar ainda com um espaço de convívio e de estadia, que pode ser utilizado para a prática de patins e/skate. Os mais pequenos têm um espaço de lazer infantil, com zonas com equipamentos infantis e juvenis.

O espaço ficará revestido essencialmente por prado e maciços herbáceos-arbustivos, por forma a estabilizar os taludes que se criaram. No restante espaço foram plantadas algumas árvores permitindo criar diversas zonas de sombra ao longo do Jardim. Um investimento de cerca de 162 mil euros.

DL/CMC

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site