Director: João Carlos Vieira
Domingo, 15 Setembro 2019 - Periocidade diária
2018-02-19 15:34
Sheila Marques do Olímpico de Oeiras campeã do 1.º Duatlo de Braga

A atleta do Clube Olímpico de Oeiras, Sheila Marques, foi a grande vencedora, na categoria feminina, do 1º Duatlo de Braga Cross, prova inaugural do Campeonato Nacional de Clubes.

Num dia de inverno mas com muito sol e céu azul, alinharam à partida cerca de 160 atletas. O duatlo com a distância sprint contou com um percurso de BTT e com algumas zonas de subidas acentuadas, a exigir o melhor desempenho dos atletas.

A campeã feminina foi Sheila Marques, do Outsystems Olímpico de Oeiras, que venceu a prova com o tempo de 01:35:43, seguida de Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, que passou a meta aos 01:45:20. A terceira classificada foi Marisa João, também do Outsystems Olímpico de Oeiras, que fez a prova em 01:47:28.

A vencedora de Oeiras considerou a prova bem organizada e com um percurso duro mas que lhe agradou. «Adorei a prova, o percurso estava muito bem marcado, o que ajuda a concentrarmo-nos só na prova e no esforço físico e técnico que temos que fazer. Não havia lugar para enganos, estava sempre uma fita ou um voluntário para nos indicar o caminho».

Com 35 anos e um filho com quatro, Sheila tem que se organizar entre o trabalho no Ministério de Justiça, a família e os treinos diários, explicou: «Treino cerca de seis vezes por semana, e muitas vezes em rolos em casa, com o meu filho a desenhar ou a pintar ao meu lado.

A primeira classificada adiantou ainda mais um pouco sobre o percurso da prova. «A prova foi dura, com algumas partes técnicas e subidas, principalmente no percurso de BTT, com 5km a subir muito e 3km a descer. Mas eu prefiro assim», afirmou.

Quanto às expectativas em relação à competição, Sheila não estava à espera de ganhar, já que se tem dedicado mais ao BTT e menos ao atletismo, que era antigamente o seu segmento forte. «Eu nunca parto a proteger-me, e hoje imprimi logo o meu ritmo, saí da corrida em primeiro e depois foi continuar a aumentar a distância», adiantou.

Sheila começou com 15 anos, chegou a estar no Centro de Alto Rendimento, mas parou aos 20 para começar a correr sem grandes objetivos competitivos. Depois de nascer o filho, decidiu regressar ao Duatlo e às competições.

As próximas provas serão alguns Duatlos, principalmente de BTT, e o campeonato nacional de maratonas de BTT que é o seu forte. «Sei o esforço que faço para treinar e conjugar com a vida profissional e familiar, e fico feliz quando tenho resultados», rematou Sheila Marques.

No setor masculino, quem conquistou o primeiro lugar foi Nelson Gomes, do G.D. Goma, que fez uma marca de 01:19:14. O segundo atleta a chegar à meta foi David Coelho, do SFRAA Triatlo, que completou a prova 40’’ mais tarde, com o tempo de 01:19:54. Rui Dolores, do Amiciclo Grândola, com 01:20:13 ocupou o terceiro no pódio.

DL/FTP

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site