Director: João Carlos Vieira
Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
2018-02-05 18:56
Oeiras ativou plano de contingência em vaga de frio

Devido às condições atmosféricas adversas verificadas neste período, em Oeiras foi ativado o Plano de Contingência em Vaga de Frio.

Este plano é feito mediante articulação entre a Câmara Municipal de Oeiras (através da Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude e do Departamento de Polícia Municipal e Proteção Civil), a PSP, os Bombeiros Voluntários do Dafundo e de Paço de Arcos e o IDEQ (Instituto para a Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos), entidade que, entre outras, tem apoiado as pessoas em situação de sem abrigo neste concelho.

O plano de atuação, ativado no passado dia 1 de fevereiro e até que as condições meteorológicas se mantenham, inclui, para além da disponibilização de agasalhos, o acolhimento noturno, para pernoita das pessoas sinalizadas e acompanhadas pelos parceiros, disponível nas instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.

O acolhimento noturno é efetuado mediante o contato pessoal com cada uma das pessoas em situação de sem teto, de modo a prestar-lhes informação sobre esta resposta e a aferição do interesse em a utilizarem.

A identificação, o acompanhamento, a monitorização da segurança atendendo às condições atmosféricas adversas e o encaminhamento das pessoas a acolher são realizados mediante articulação entre a CMO, o IDEQ e a PSP.

Aos que quiserem pernoitar é disponibilizado, pelo IDEQ, um kit de higiene pessoal e vestuário.

Durante o período de vaga de frio, são servidas refeições quentes (jantar) pela Corporação dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.

Refira-se que o Plano de Contingência em vaga de frio foi também acionado nos meses de dezembro de 2017 e de janeiro de 2018, sendo que em dezembro utilizaram esta resposta sete pessoas e em janeiro duas pessoas.

Na fase atual, e desde quinta-feira passada, usufruíram deste apoio três pessoas.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site