Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
2017-12-05 15:42
"Pantagruel" com Isabel Zibaia Rafael nos Livros Proibidos em Oeiras

“Pantagruel”, de François Rabelais, uma das obras, de um dos gigantes da cultura ocidental, dos mais perseguidos e censurados de sempre, é a obra que estará em análise na próxima sessão do ciclo Livros Proibidos, da Câmara Municipal de Oeiras, marcada para o dia 13 de dezembro, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Como convidada para encontro com o público estará Isabel Zibaia Rafael, conhecida na blogosfera por Laranjinha (www.cincoquartosdelaranja.com). A moderação estará a cargo de Maria Flor Pedroso. A entrada é livre.

Apesar de renascentista e da sua publicação remontar a 1532, é ainda um dos exemplos mais contundentes do quão o humor, o riso e a sátira são instrumentos poderosos de contrapoder e denúncia. O retrato que Rabelais faz, pela voz de Pantagruel, filho de Gargantua, da sociedade francesa da primeira metade do século XVI (sobretudo das instituições religiosas) é mordaz e incomodativo. Com uma linguagem muitas vezes ousada, ridicularizava muitos dos costumes da época.

Pantagruel é um bom-vivant, alegre e glutão, destaca-se desde a infância pela sua força descomunal – superada apenas pelo seu apetite. O seu nome significa tudo alterado e é também o nome de um demónio do folclore bretão cuja atividade preferida era a de jogar sal na boca dos bêbados adormecidos, para lhes causar sede e fazê-los beber ainda mais.

Em suas andanças, Pantagruel encontra Panurge, um clérigo arruinado que se tornará seu companheiro de aventuras e também protagonista de vários episódios do romance. O texto é inspirado na tradição oral medieval, nas gestas e nos romances de cavalaria. Foi um grande sucesso mas também um caso de censura dos mais paradigmáticos de sempre.

Foi condenado pela Sorbonne, sendo incluído entre os livros obscenos e proibidos.

Isabel Zibaia Rafael é licenciada em filosofia, professora de profissão e desde 2006 que deu início ao projeto “Cinco quartos de laranja” inspirado na leitura do livro de Joanne Harris. Tem vários livros publicados sempre com uma ligação entre literatura e comida, a sua verdadeira paixão.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site