Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
2017-11-30 18:07
Regata de Natal de Cascais é grande atração de inverno para velejadores

Velejadores europeus de renome mundial juntam-se à frota nacional para participarem na Regata de Natal - II Winter Series da classe SB20, que se disputa durante o fim-de-semana, em Cascais.

Numa organização do Clube Naval de Cascais, esta regata conta com 35 participantes, das quais 12 tripulações estrangeiras provenientes da Holanda, Bélgica, Suíça, Franca, Inglaterra, Ucrânia e Rússia. 

A estes barcos vão-se juntar a forte frota portuguesa, recheada de velejadores olímpicos como Hugo Rocha, Gustavo Lima, Jorge Lima, José Costa, Sara Carmo e Vasco Serpa.

Entre as embarcações de bandeira estrangeira, é de realçar dois ex-campeões do Mundo, Evgeny Neugodnikov do russo Matryoshka, e o português Hugo Rocha do team ucraniano GameChanger.

Estas equipas juntamente às tripulações nacionais Mobiag de Vasco Serpa e Dom Pedro Hotels de José Paulo Ramada, que são os favoritos à vitoria.

A classe SB20 é uma das mais importantes classes não olímpicas a nível mundial. Este barco à vela, de cerca de 6.70 metros de comprimento, foi desenhado em Inglaterra pelo reconhecido Arquitecto Naval português, Tony Castro. A classe tem cerca de 800 embarcações já construídas e espalhadas por todo o mundo.

Meia centena destas embarcações estão em Portugal, onde a classe está implementada há mais de 10 anos e conta com dois campeonatos do Mundo organizados, o primeiro em 2010 e o último no ano passado, ganho pelo velejador português, medalha de bronze em Atlanta em 1996, Hugo Rocha.

A classe SB20 em Portugal está num momento de grande desenvolvimento e dinâmica, sendo atualmente umas das principais frotas mundiais.

Com um calendário composto por 15 regatas, disputadas em Cascais, Porto e Vilamoura, regista um elevado número de participantes e a presença constante de muitos velejadores internacionais, o que traduz o elevado prestigio mundial da nossa frota.

A parceria da associação da classe com a SailCascais, uma entidade que presta serviços náuticos, nomeadamente na disponibilização de barcos para aluguer em Cascais e formações com treinadores olímpicos, tem permitido a vinda de tripulações estrangeiras a Portugal e a possibilidade de velejadores de outras classes navegarem neste tipo de embarcação.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site