Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
2017-11-16 16:50
“O Francês em Londres” de M. Boissy, volta à casa do Marquês de Pombal

Passados 250 anos, nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro, às 21H30, a comédia “O Francês em Londres”, de Louis de Boissy, regressa ao Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Esta peça foi levada à cena inúmeras vezes durante o século XVIII e representada neste Palácio no dia do aniversário do Marquês, a 13 de Maio de 1767.

Trata-se de uma comédia em um ato, que dá enfase a características sociais e culturais da época, pondo em confronto a cultura e os costumes franceses e ingleses, no século XVIII, através da tipificação das figuras.

O enredo simples revela-nos um precioso retrato deste período, em que os usos e a moda franceses dominavam a Europa, não sem soberba. É entre a cortesia francesa e o bom senso inglês que o texto e as figuras se debatem.

Através do cómico gerado pelo confronto entre costumes muito distintos, esta peça oferece uma valiosa lição sobre aspetos culturais e sociais do século XVIII, que, também em Portugal, geraram controvérsia.

Encenação de Alfredo Pereira Nunes. Com Alfredo Pereira Nunes, Flávia Lopes, Inês Carvalho, João Mais, Cláudio Pereira, Miguel Brás, Miguel Moisés.

A apresentação desta peça de teatro insere-se no âmbito do programa Venha Viver o século XVIII que, propondo uma viagem a uma das casas onde mais se promoveu a cultura e a sociabilidade na época (o Palácio do Marquês de Pombal). 

Assim acontece ao longo de todo o ano, através de várias atividades, onde se inclui esta peça de teatro, tal como os Retratos da Vida quotidiana do século XVIII e dos Retratos comentados e Sarau musical e poético do século XVIII.

“O Francês em Londres”, de Louis de Boissy

25 Novembro - Sábado – das 21h30 às 23h00

9 Dezembro - Domingo – das 21h30 às 23h00

Valor de ingresso: 12,00€

Descontos: 25% bilhete de grupo (a partir de 4 pessoas)

M 12 (Não é permita a entrada de crianças menores de 6 anos)

Não existe marcação de lugar na sala

Sujeito à lotação da Sala

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site