Director: João Carlos Vieira
Sábado, 25 de Novembro de 2017
2017-10-31 16:36
“Histórias de Sais” ao serão, em Oeiras

“Histórias de Saias” encontro dinamizado por duas grandes narradoras de histórias a nível nacional e internacional, Cristina Taquelim e Cláudia Fonseca será o tema do último Serão de Contos deste ano, no âmbito do projeto Histórias de Ida e Volta, marcado para o dia 10 de novembro, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Oeiras.  

Mulheres de saias. Mulheres narradoras. Mulheres com seus contos e cantes. Saias curtas ou compridas, rodadas, travadas, justas. Saias leves e pesadas, coloridas ou plissadas. Mulheres de saias, mulheres narradoras que trazem seus contos e seus cantes, afirmando a narração no feminino. Mulheres que rodam de história em história, dançando entre o imaginário popular e o conto de autor.

Este evento é dirigido ao público jovem e adulto e é de entrada livre.

Cláudia Fonseca Nasceu em 1965 no Brasil, Rio de Janeiro, mas tem suas raízes na região nordeste do país. Vive em Portugal desde 1992. Licenciada em Economia (por engano) e Psicologia (por vocação), reparte o tempo entre a clínica e a narração.

Colabora com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa, e atualmente prepara o doutoramento em literatura tradicional e oral, fazendo uma ponte entre a psicanálise e a narração.

Começou a contar histórias na Biblioteca Municipal de Oeiras há 12 anos, no âmbito do Projeto Europeu Histórias de Ida e Volta. Lá encontrou os seus parceiros nos contos, e criaram juntos a Contrabandistas de Estórias Associação Cultural.

Desde então desenvolve atividades diversas no âmbito da narração oral e mediação de leitura, em locais e contextos muito diversos. É uma das contadoras da bolsa deste projeto onde colabora regularmente com a BMO, onde desenvolve, dentre outras atividades na narração, o Canto de Colo (em parceria com Sofia Maul, encontros entre pais, avós e crianças pequenas à volta das cantigas tradicionais.

Outros projetos em que participa como Contabandista: Cacharolete de Contos, noites de narração mensais em Lisboa (organização e dinamização); Estória História - encontro de contadores, lareiras e sabores em São Pedro do Sul (co-organização e dinamização) e Festival Terra Incógnita em Lisboa Participou individualmente e em grupo em vários encontros e festivais, dentro e fora de Portugal. O seu repertório inclui contos tradicionais do mundo e contos de autor, muitas vezes adaptados às suas vivências pessoais e familiares.

Cristina Taquelim é licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. É Mediadora de Leitura e Técnica assessora da Administração Local na Biblioteca Municipal de Beja, onde é responsável, a par dos projetos continuados de mediação da leitura, pelos programas de Narração Oral na Biblioteca, as Palavras Andarilhas e as Mil e Uma Noites Mil e uma Histórias.

É uma figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e como formadora, tem dinamizado oficinas nesta área. Desenvolve um sério trabalho na reflexão, animação do livro e promoção da leitura, participando em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina. Como narradora, trabalha com públicos de todas as idades fazendo da palavra, uma ferramenta dramática de comunicação do que há de mais humano.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site