Director: João Carlos Vieira
Sábado, 25 de Novembro de 2017
2017-09-21 17:03
Oeiras lança primeiro Guia escrito em quatro línguas para imigrantes

O município de Oeiras integra na sua população residente cerca de 5,38% de imigrantes. Para complementar e auxiliar o trabalho desenvolvido pelas diversas instituições que, no território, trabalham com e para estas comunidades, é lançado o “Guia de Recursos para a Integração de Imigrantes”, uma ferramenta e um importante recurso para Oeiras.

Este Guia, um ebook, gratuito, disponível em quatro línguas – português, inglês, russo e crioulo de Cabo Verde -, está disponível no site oficial da Câmara Municipal de Oeiras (Link) e será enviado a todas as entidades sedeadas no concelho para que, se o entenderem, disponibilizem também nos seus portais.

O “Guia de Recursos para a Integração de Imigrantes” foi produzido no âmbito de uma das medidas do Plano Municipal de Oeiras para a Integração de Imigrantes, cofinanciando pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração).

Integra serviços e respostas locais, mas, também, de âmbito regional e nacional mas com interesse para os/as imigrantes residentes no Município. O Guia contém informação sobre os contatos, horários e tipo de serviços disponibilizados pelas entidades sedeadas no município e/ou que atendam às necessidades dos/as imigrantes do concelho, como os Espaços do Cidadão, a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a Rede de Informação e Aconselhamento para Apoio ao Retorno Voluntário (OIM), Serviços de Atendimento à população imigrante;

Associações de Imigrantes e outras associações com intervenção na área da imigração, o Programa de Mentores para Migrantes, os Cursos de Português Para Falantes de Outras Línguas, bem como outros recursos em diversas áreas (Atendimento Social e de Emergência, Atendimento nas áreas do Emprego e da Formação Profissional, Atendimento à pessoa com Deficiência, Atendimento na área da Violência Doméstica e de Género, Apoio à pessoa Sem Abrigo e Programas Comunitários).

A sua produção apenas foi possível com os contributos das várias instituições que disponibilizaram a necessária informação e a quem se agradece o importante contributo para este compromisso coletivo para uma melhor e efetiva integração das imigrantes e dos imigrantes em Oeiras.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site