Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
2017-09-11 15:05
Oeiras cede instalações para apoio a jovens-adultos com doença mental

O Município de Oeiras e a ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda inauguram a 12 de setembro, o Apartamento de Suporte à Autonomia (ASAs), às 10H30, na Rua Dr. Oliveira Martins, nº 32, no Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo. A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas.

Considerando a necessidade desta entidade criar uma resposta residencial para prestação do suporte psicossocial a jovem-adultos com doença mental cuja transição para a comunidade e a reinserção sociofamiliar, educacional e laboral, ou seja, a transição para a vida autónoma, esteja comprometida pela ausência de alternativa residencial, a Camara Municipal cedeu, em regime de comodato, um apartamento T4 à ARIA, que servirá para acolher os utentes desta instituição e funcionar como uma Unidade de Treino de Autonomia. De imediato serão apoiados entre 8 a 12 utentes.

Refira-se que a ARIA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolve trabalho na área da reabilitação de pessoas com problemas de saúde mental. Foi criada em 1991, por um grupo de técnicos de saúde mental, e tem como missão, ajudar a pessoa com problemas nesta área a adquirir os recursos necessários à sua reabilitação e integração socioprofissional.

A Associação é composta por diversas estruturas que permitem à pessoa com problemas de saúde mental integrar-se na comunidade, através de um plano individual de reabilitação, adquirir competências, ou aprender um oficio recebendo apoio e orientação na procura de emprego, assim como providenciar apoio residencial, complemento à reabilitação socioprofissional.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site