Director: João Carlos Vieira
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
2017-07-21 16:31
Oeiras aposta na qualidade das suas praias

Nas praias de Oeiras aposta-se na qualidade ambiental e no aumento da oferta de equipamentos de apoio aos banhistas, fatores que contribuem para manter o reconhecimento público destes espaços como de grande qualidade.

Recorde-se que, em 2015, as praias da Torre e de Santo Amaro de Oeiras foram consideradas como as melhores praias urbanas do país num estudo da DECO e já este ano (2017) a Torre foi galardoada com qualidade de ouro pela QUERCUS.

A par da limpeza diária dos areais, mecânica e manual, e da boa qualidade da água, o Município coloca à disposição dos banhistas um conjunto de equipamentos, nomeadamente ecopontos de praia, chuveiros e passadiços. E porque as beatas são lixo, em todas as praias é possível obter um cinzeiro, para que os banhistas fumadores não as deitem para o areal.

Ainda no âmbito da promoção da qualidade ambiental, o Município promove oficinas nas praias através da dinamização de jogos lúdico-pedagógicos, abordando as temáticas da separação e valorização de resíduos, preservação da biodiversidade marinha e prevenção da poluição nas praias e zonas costeiras.

Nesta época balnear, na praia de Santo Amaro de Oeiras foram instalados um sanitário público, que permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e um equipamento infantil, em formato de Barco, que já faz as delícias das crianças que frequentam a praia e o Passeio Marítimo. Ainda nesta praia foi também colocado um novo passadiço de acesso à praia, assim como um chuveiro, construídos em plástico 100% reciclado.

Recorde-se que em Santo Amaro está disponível o projeto Praia Acessível, até 31 de agosto, uma iniciativa promotora da inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada, designadamente das pessoas com deficiência, que pretende facilitar o acesso destes cidadãos à praia e aos banhos de mar em segurança, através da utilização gratuita de cadeiras de praia anfíbias (tiralôs) e de outros meios de apoio à mobilidade.

Na praia de Paço de Arcos funciona, desde 1 de julho e até 31 de agosto, uma Biblioteca de Praia onde, gratuitamente, se pode ler jornais e revistas ou escolher livros para leitura de praia. Refira-se ainda que, em todas as praias oeirenses é possível aceder a internet gratuita através do WIFI disponível.

E a mais recente novidade para os internautas é que já é possível ver as praias de Oeiras a qualquer altura e em qualquer lugar. As praias da Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias podem agora ser consultadas através do site, App mobile ou ainda através da App na MEO TV.

Podem ser consultadas as condições atmosféricas e do mar, bem como visualizadas as praias, através de  livecams disponíveis todo o ano, 24 horas por dia, em www.beachcam.pt . Também é possível ver no telemóvel, em iOS e Android, bastando para isso descarregar a aplicação grátis (Beachcam Live) no iTunes ou Play Store.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site