Director: João Carlos Vieira
Sábado, 25 de Novembro de 2017
2017-06-21 16:26
Oeiras entrega 38 casas e inaugura edifício do Programa Habitação Jovem

Mais 38 famílias de Oeiras vão receber as chaves da sua nova casa, domingo, dia 25 de junho. Deste conjunto de habitações, cinco fogos são do programa de Habitação Jovem nos Centros Históricos e 33 do programa de Habitação Municipal.

A entrega dos fogos, que será feita pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, realizar-se-á numa cerimónia que começará pela inauguração do edifício do Programa Habitação Jovem localizado na Rua Costa Pinto, n.º 176, em Paço de Arcos, às 11H00.

Este edifício foi totalmente reabilitado pelo Município, no âmbito do Programa Habitação Jovem. Após o momento de inauguração, seguir-se-á a entrega das chaves às famílias, no Hotel Vila Galé.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Oeiras tem a ambição inabalável de revitalizar os centros históricos. Espaços de passado, de confluência de tempos e épocas e que, por motivos vários, sofreram uma desertificação sequencial. Repovoá-los, revitaliza-los, dotá-los de vida e dinâmica é o intuito.

Trata-se assim de promover o rejuvenescimento do tecido social e económico através de uma estratégia concelhia, concretizada pelo Programa Habitação Jovem. Neste sentido, tem vindo a adquirir edifícios degradados e maioritariamente devolutos de significativo valor arquitetónico e patrimonial nos Centros Históricos do Concelho.

Assim, estas aquisições prendem-se com a intenção de permitir aos mais jovens fixarem-se nos Centros Históricos do Concelho, atualmente envelhecidos, bem como promover e impulsionar a dinamização social e económica destes núcleos de formação histórica.

O edifício da Rua Costa Pinto nº 176 é o terceiro a ser reabilitado no Centro Histórico de Paço de Arcos no âmbito do programa habitação jovem e está implantado precisamente no eixo central deste núcleo.

Oeiras prevê construção de 300 fogos de Habitação Jovem até 2020, um investimento que rondará um total de cerca de 30 milhões de euros, os quais serão atribuídos, mediante sorteio, a jovens munícipes ou trabalhadores no concelho de Oeiras, que tenham até 35 anos.

Atualmente, o Programa Estratégico de Habitação Jovem já viabilizou a compra de 24 edifícios em vários centros históricos do concelho, com 95 fogos, com vista à sua reabilitação e transformação. Com a aquisição destes edifícios foi possível projetar 146 frações das 95 existentes considerando que os imóveis mais antigos são, normalmente, constituídos por tipologias do tipo T6 ou T7.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site