Director: João Carlos Vieira
Domingo, 22 de Outubro de 2017
2017-05-25 19:40
Oeiras aposta em viaturas elétricas para serviços urbanos ambientais

O Município de Oeiras, prosseguindo a sua aposta na melhoria da qualidade ambiental, vai adquirir oito veículos 100% elétricos destinados aos serviços urbanos do ambiente, que irão contribuir decisivamente para um melhor desempenho das funções e competências municipais nas áreas de limpeza urbana e da gestão e manutenção de espaços verdes.

Para o efeito, Oeiras elaborou uma candidatura ao Fundo Ambiental para aquisição dos referidos veículos, a qual foi uma das 117 aprovadas no país, tendo o município ficado entre os 5 primeiros com o maior montante de financiamento atribuído. O investimento do Município será aproximadamente de 130 000 euros + IVA, sendo que o montante restante e aproximado de 50%, correspondente a 127 412,63 euros + IVA, será suportado pelo Fundo Ambiental.

Assim, na passada terça-feira, 23 de maio de 2017, a Câmara Municipal de Oeiras, representada pelo Vereador do Ambiente, Ricardo Barros, participou na sessão pública para assinatura dos contratos de financiamento para aquisição de viaturas elétricas pelos municípios, que decorreu em Porto de Mós, a qual contou com a presença do Senhor Ministro do Ambiente.

Recorde-se que, com o objetivo de contribuir para a redução de consumos e de emissões de gases com efeito de estufa e, simultaneamente, para a redução de emissões poluentes em meio urbano, o Município de Oeiras aderiu ao Pacto de Autarcas, em 2008  e submeteu à Comissão Europeia (CE) um Plano de Ação em matéria de energia sustentável – PAESO -, aprovado pela Câmara Municipal, em Fevereiro de 2010. Em 2016, com metas mais ambiciosas o Presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, aderiu ao novo “Pacto de Autarcas Integrado para o Clima e a Energia”.

Neste contexto, e tendo em conta a meta de redução 40% das emissões de CO2 até 2030, o que implica a necessidade de investimentos ao nível de tecnologias menos poluentes, nomeadamente a aquisição de veículos elétricos pelos serviços ambientais municipais, permitindo o apoio à transição para uma economia circular e sensibilização ambiental, Oeiras candidatou-se ao Fundo Ambiental para aquisição de oito veículos elétricos de serviços urbanos ambientais.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site