Director: João Carlos Vieira
Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
2017-05-21 18:42
Atlântico revalida título de campeão nacional de Equipas em Espada

A formação de seniores masculinos do Clube Atlântico de Esgrima sagrou-se, pelo nono ano consecutivo, Campeã Nacional de Equipas.

Os atiradores João Cordeiro, Ricardo Candeias, Pedro Arede e João Cruz formaram o quarteto do Atlântico que conquistou o Título por Equipas de Espada Sénior, numa prova onde o emblema da Linha de Cascais colocou ainda mais uma formação no pódio, com Filipe Pequito, João Morna e Filipe Frazão a arrebatarem a medalha de Bronze, ocupando o terceiro lugar do pódio.

Com sete equipas em prova, quatro das quais do Atlântico, a jornada teve início com os três encontros dos quartos-de-final, estando a Equipa 1 do Atlântico directamente qualificada para as meias-finais, dada a sua condição de número um da prova.

A Equipa 2 do Atlântico teve pela frente a AEJG e entrou muito forte, liderando o marcador logo desde o primeiro assalto. No final da primeira ronda de três jogos o marcador assinalava já uma vantagem 15/9, diferença que se foi ampliando até aos 45/28 com se chegou ao final do encontro, colocando Pequito, Morna e Frazão na meia-final.

As Equipas 3 e 4 do Atlântico tinham pela frente, nesta fase, as formações 2 e 1 da AAACM e foram ambas protagonistas de dois excelentes encontros, onde houve incerteza até ao final sobre quem seria o vencedor. Miguel Frazão, Tiago Bolaños e Sebastião Lima, terminavam com 29/38 frente a AAACM 2 e Jaime Fidalgo, Pedro Valido, Salvador Bruschy e Duarte Ribeirinho concluíam com 16/20 frente à AAACM 1.

Nas meias-finais, Cordeiro, Candeias, Arede e Cruz ultrapassaram a AAACM 2 por 45/29 enquanto na outra meia-final se disputava mais um encontro de grande equilíbrio com Pequito, Morna e Frazão a estarem empatados já no último minuto 33/33 frente à AAACM1, vindo, no entanto, a perder 37/45, ficando assim com a disputa da medalha de Bronze para a tarefa final.

No encontro para a medalha de Bronze o Atlântico entrou melhor liderando nos primeiros três assaltos – 5/4, 10/9 e 14/11 – para depois se registar uma reviravolta no marcador – 15/16 e 19/22. A Equipa manteve-se determinada e o 7º jogo marcou o regresso do Atlântico à frente do encontro – 30/29 – seguindo-se três excelentes assaltos – 31/29, 35/31 e 45/43 – e a conquista do 3º lugar.

Na final, a Equipa 1 do Atlântico teve pela frente a Equipa 1 da AAACM. 5/2, 7/7, 15/9, 16/13 e 20/18 foi a marcha do marcado na primeira metade do encontro, com vantagem para o Atlântico. O 6º jogo terminou com um empate 27/27, resultado que se manteve no final do 7º assalto, fruto de uma passividade entre os dois atiradores.

No penúltimo assalto o Atlântico voltou à liderança por 29/28, vantagem consolidada no derradeiro e emotivo confronto, fechando o encontro por 33/31. Com a conquista deste Título de Equipas o Clube Atlântico de Esgrima conseguiu o pleno na época, sagrando-se Campeão nos vários escalões, em Iniciados, Cadetes, Juniores e Seniores.

DL/CAE

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site