Director: João Carlos Vieira
Domingo, 22 de Outubro de 2017
2017-03-30 17:27
Oeiras celebra Dia do Município Saudável

O Município de Oeiras, em colaboração com a Oeiras Viva, EM e com diversas entidades que intervêm no âmbito da saúde, assinala no dia 8 de abril, das 10h00 às 17h00, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, dias 6 e 7 de abril, respetivamente, as datas oficiais designadas pela Organização Mundial da Saúde, com um evento a decorrer no Porto de Recreio de Oeiras.

Um evento que tem por principal objetivo, proporcionar à comunidade a realização de Rastreios de saúde gratuitos e informar sobre medidas preventivas que aumentem a responsabilidade da população pela manutenção da sua saúde e bem-estar.

O programa contempla ainda atividades lúdico-desportivas para toda a família, destacando-se uma caminhada no Passeio Marítimo, um Treino de Outdoor, Jogos Ambientais, Yoga, Capoeira, atuações e aulas abertas de danças latinas, Salsa e Bachata, e Hip Hop.

A iniciativa visa ainda comemorar o 20º Aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que tem como principal objetivo promover a saúde e a qualidade de vida das populações.

Fundada em 1997 por nove municípios, incluindo o de Oeiras, esta Rede é atualmente composta por 36 municípios, abrangendo mais de 27% da população portuguesa.

Refira-se que as doenças crónicas não transmissíveis como as doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, as doenças osteoarticulares e as perturbações da saúde mental, como a depressão, constituem, hoje, a principal causa de morbilidade e mortalidade nas sociedades desenvolvidas.

São também estas doenças as principais responsáveis por situações de incapacidade, muitas vezes permanente, e perda de qualidade de vida, com expressão muito significativa no consumo de serviços de saúde, meios complementares de diagnóstico, medicamentos e dias de internamento.

Têm, como etiologia comum, um conjunto de fatores, fundamentalmente ligados aos estilos de vida individuais. A forma como cada pessoa gere o seu próprio capital de saúde ao longo da vida, através de opções individuais expressas no que poderemos entender como estilo de vida, constitui assim uma questão fulcral na génese da saúde individual e coletiva.

A inatividade física, o consumo de tabaco, os erros alimentares, a obesidade, o consumo excessivo de álcool e a má gestão do stresse estão hoje claramente identificados como sendo os principais fatores implicados na origem daquelas doenças.

Nesta medida, intervir sobre estes determinantes surge como uma estratégia de saúde fundamental, pelo que o Dia do Município Saudável é uma oportunidade para reforçar esta intervenção junto da comunidade.

Para a concretização do Evento saliente-se a colaboração das seguintes Entidades: Nas atividades de Palco - Academia da Vila; Oeiras Dance Academy; e Centro de Yoga de Oeiras.

Nos Rastreios e sensibilização: ACESLOO; Acústica Médica; Associação Alzheimer Portugal; Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Paróquia de Queijas; IPST; Associação SER +; ESSILOR; Farmácia Holon; Hospital de SantAna; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria; e SIMAS.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site