Director: João Carlos Vieira
Domingo, 22 de Outubro de 2017
2017-02-07 17:09
“O Segundo Sexo”, de Simone Beauvoir, por Isabel Moreira, em Oeiras

“O Segundo Sexo”, de Simone Beauvoir, é a obra, controversa e incontornável, em análise, por Isabel Moreira, na primeira sessão do quarto ciclo de conversas “Livros Proibidos”, que terá lugar no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, na Avenida Francisco Sá Carneiro, n.º 17, Urbanização Moinho das Antas, em Oeiras. A moderação estará a cargo de Ricardo Costa. A entrada é livre.

Simone de Beauvoir, que estudou filosofia na Sorbonne, onde conheceu o companheiro de toda a sua vida, Jean Paul Sartre, e editou a Revista Tempos Modernos, ficou conhecida pelo ativismo no movimento francês de emancipação das mulheres, mas, sobretudo, pela vasta obra literária, filosófica e autobiográfica publicada ao longo da sua vida.

Este ensaio, um dos mais paradigmáticos de todos os tempos, alvo de censura e proibição, levanta questões que se prendem com a luta da autora de uma vida inteira: igualdade de género, denúncia da opressão das mulheres, destruição do conceito de natureza feminina.

Uma das grandes acusações que lhe foi feita, à época da sua publicação, pela elite intelectual francesa, foi a de ridicularizar os homens. Uma afirmação que atesta bem do preconceito e conceitos que foram alimentados durante séculos a propósito das leituras do feminino e do corpo.

Mais de 50 anos volvidos sobre a primeira publicação, os temas que Simone de Beauvoir discute neste tratado sobre a condição da mulher continuam a ser pertinentes e a manter acesso um debate clássico, cruzando argumentos de Biologia, de Antropologia, de Psicanálise e Filosofia e outras áreas de saber, procurando revelar os desequilíbrios do poder e a posição do outro que as mulheres ocupam no mundo.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site