Director: João Carlos Vieira
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
2017-01-08 15:07
Quinta dos Lombos bate Benfica e vence Taça Federação

A equipa feminina da Quinta dos Lombos venceu a 8ª edição da Taça da Federação, realizada no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, ao bater na final o Benfica, por 60-50.

A equipa da Linha de Cascais orientada por José Leite, já depois de nos dois dias anteriores ter despachado o CAB Madeira (65-51) e a equipa da casa Olivais de Coimbra (68-66), no jogo da final voltou a entrar muito bem, não se deixando afectar pela ausência de Aleighsa Welch, que não passou nos testes feitos antes do encontro.

O conjunto de Carcavelos mostrou paciência no ataque para encontrar os melhores lançamentos, enquanto o Benfica apressou demasiado algumas posses de bola, o que resultou numa baixa percentagem (22%, com 4/18) durante os dez minutos iniciais. Foi, por isso, sem surpresa que os Lombos se encontravam no comando do marcador no fim do primeiro período, por 17-11.

O intervalo foi providencial para o Benfica, que abriu o segundo período com um parcial favorável de 3-9 e, dessa forma, colocou o resultado num empate a 20 pontos. José Leite pediu um desconto de tempo e implementou alternâncias defensivas na sua equipa – defesa homem e zona, o que resultou na perfeição.

Apesar de cerca de cinco minutos de menor acerto de ambas as equipas, a Quinta dos Lombos fechou a primeira parte num momento positivo e saiu para os balneários com uma vantagem de seis pontos (30-24), sobretudo graças à ação de Marcy Gonçalves (8 pontos) e Carolina Escórcio (7 pontos).

O início da segunda parte foi marcado pela intensidade defensiva das duas equipas e, nos primeiros quatro minutos, apenas foram marcados dois pontos para cada lado. Nesta altura, as encarnadas mostravam já alguns sinais de nervosismo e a Quinta dos Lombos aproveitou para aumentar a vantagem para dez pontos (41-31), com pouco mais de dois minutos para se jogar no terceiro parcial. André Cardoso pediu desconto de tempo e mudou para defesa zona, mas revelava problemas no meio-campo ofensivo o a buzina chegou com 45-36 para a equipa da Linha.

No quarto período, o técnico do Benfica manteve a aposta na defesa zonal e os Lombos ficaram quatro minutos sem marcar pontos. No entanto, as águias não conseguiam capitalizar no ataque, nem aproveitaram o facto de Marcy Gonçalves ter feito a quinta falta a cerca de quatro minutos do fim. A vantagem dos Lombos foi sempre superior a sete pontos e a buzina final soou, dando início à festa da equipa que treinada por José Leite.

Numa partida de equilíbrio estatístico, a diferença fez-se na eficácia de lançamento (42% dos Lombos contra apenas 25% do Benfica). A MVP da final foi Ana Carolina Rodrigues, que somou 20 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências, mas a jovem foi bem secundada por Rashida Timbilla (15 pontos e 15 ressaltos), Artemis Afonso (9 pontos e 7 ressaltos), Marcy Gonçalves (8 pontos) e Carolina Escórcio (7 pontos). Pelo Benfica, as melhores foram Luiana Livulo, Taylor Ford (ambas com 10 pontos e 8 ressaltos) e Inês Viana (10 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências).

DL/FPB

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site