Director: João Carlos Vieira
Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
2016-05-29 17:14
Prova mítica leva cruzeiros em competição até Troia com regresso a Cascais

Com organização do Clube Naval de Cascais e apoio das Marinas de Cascais e de Troia, realizou-se mais uma edição do Troféu Conde Caria, uma das regatas mais míticas para as classes de cruzeiros.

A edição de 2016 reuniu 14 tripulações que alinharam no desafio de ir de Cascais a Troia e regressar a Cascais.

No primeiro dia, sábado, todas as tripulações largaram em direção a Troia com o vento a soprar moderado do quadrante sudoeste, permitindo que todos os barcos navegassem a velocidades consideráveis até Troia.

Repetindo o resultado da sua última participação, o primeiro barco a cortar a linha de chegada foi o São Bernardo de Jerome Bataillard, que desta forma vencia o prémio de” Line Honors”, destinado ao primeiro barco que cortasse a linha de chegada em Troia.

Adicionalmente, com o tempo de 3horas 53 minutos e 42 segundos, o São Bernardo batia o recorde desta regata, que pertencia ao Funbel, de António Noronha, desde o ano 2013.

O primeiro classificado em tempo corrigido na classe NHC foi Magic Brisa de Jean Phillipe Sauthier, enquanto que na classe ORC o vencedor foi o pequeno Metralha de José Vozone.

Na segunda etapa, domingo, o regresso a Cascais foi novamente marcado com ventos moderados de oeste. Depois da largada em Troia a frota fez-se a uma bolina até ao Cabo Espichel. Depois de rondarem o cabo, com ventos de través, os barcos arribaram e aceleraram para Cascais.

O São Bernardo voltou a ser o primeiro barco a cortar a linha de chegada e voltava a bater um recorde para a regata de Troia para Cascais, com um tempo de apenas 5 horas 11 minutos e 26 segundos, superando o anterior tempo em mais de 11 minutos.

Na classificação desta regata, o Funbel - Nacex foi o grande vencedor tendo ganho nas duas classes em competição, NHC e ORC.

Na Classificação geral, na classe NHC em 1º lugar ficou o Magic Brisa de Jean Phillipe Sauthier, seguido do Funbel - Nacex de António Noronha em segundo e pelo Carapau de António Cunha em 3º lugar.

Já em ORC e a comprovar a grande competividade desta classe, os três primeiros barcos ficaram empatados em pontos, mas o vencedor foi o Funbel - Nacex de António Noronha, seguido do Metralha de José Vozone e com o Step-In / Roff de Gonçalo Horta em terceiro.

DL/CNC

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site