Director: João Carlos Vieira
Quarta, 12 Dezembro 2018 - Periocidade diária
2015-03-09 15:31
Sociedade Musical União Paredense inaugura Obras OP em dia de aniversário

Coletividade mais antiga do concelho, a Sociedade Musical União Paredense (SMUP) aproveitou o programa de comemorações do seu 116.º aniversário para proceder à inauguração de duas importantes obras realizadas no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais.

Momento alto do dia, além do concerto comemorativo dos 116 anos e da atribuição de medalhas aos associados que completaram 25 e 50 anos de vida associativa, foi a inauguração dos projetos realizados no âmbito do Orçamento Participativo, que permitiram a requalificação das centenárias instalações e a criação de um centro cultural.

Obras bem recebida pelos paredenses que marcaram presença para evocar a longa vida, plena de atividades essencialmente ligadas à música e ao teatro, por parte daquela coletividade.

Ainda no âmbito do OP, recorde-se que, do Orçamento Participativo 2011, Associação Cultura no Muro – Centro Cultural Aberto à Noite conseguiu-se criar um centro cultural permitindo o acesso do público a exposições, espetáculos de teatro, ciclos de cinema, workshops e outras atividades.

Concretizado nas instalações da SMUP este projeto aliou-se a um outro apresentado pela SMUP em 2012, para renovar o edifício principal ampliando e requalificando as instalações centenárias onde foi criado um novo espaço polivalente dedicado às artes performativas e um terraço que proporciona uma vista única sobre o coração da Parede.

Sobre o OP refira-se ainda que, realizado desde 2011, o Orçamento Participativo de Cascais tem vindo a crescer em participação (em 2014 foi o mais votado de sempre e do país), destacando-se a nível europeu.

Instrumento de fundamental importância na estratégia da Câmara Municipal de Cascais, o OP visa contribuir para uma participação informada e responsável dos munícipes nos processos governativos locais e garantir que a sua participação nas decisões sobre os investimentos municipais representa uma correspondência real entre as verdadeiras necessidades e as naturais aspirações da população.

No caso concreto, a Sociedade Musical União Paredense (SMUP) requalificou as suas instalações e, desta forma, conseguiu garantir novas condições para prosseguir uma atividade de reconhecido mérito cultural para a vila e o concelho de Cascais.

DL/CMC

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site