A par destes eventos que constam no programa oficial das Festas, tem também lugar, no dia 2 de Junho, às 10H00, a Corrida pela Seleção, uma iniciativa de apoio à Seleção Nacional de futebol, que irá participar no próximo europeu da modalidade, na Polónia e na Ucrânia, será constituída por três corridas (Oeiras, Porto e Faro) no mesmo dia, com grande impacto mediático e participação prevista de 15.000 pessoas em Oeiras.
No dia 3 de Junho, o realiza-se, entre as 10H00 e as 13H00, o Mexa-se na Marginal, que transforma a Avenida Marginal num mega-espaço de prática de actividade física, através da disponibilização de elevada diversidade de actividades abertas a todos, com o objectivo de fazer uma festa em torno do conceito "ser activo é divertido", reforçando a mensagem transmitida no Programa Melhor Exercício, Mais Saúde - "Mexa-se mais”, da Câmara Municipal de Oeiras.
Segue-se, no dia 10, o Triatlo do Ambiente, a partir das 9H30, que tem como principais objetivos estimular a prática desportiva e sensibilizar para as práticas ambientais, numa lógica de promoção da qualidade de vida. A prova, que se realiza entre a Praia da Torre e ao longo da Av. Marginal até Algés, congrega duas provas, uma Federada (Taça de Portugal) e outra Lazer, aberta a populares para experimentação, sob o formato individual ou em equipas de 3 elementos (estafetas), para cada segmento da prova (natação, ciclismo e corrida).
No dia 16 de Junho, às 21H30, decorre a Marginal à Noite, uma corrida de atletismo de estrada, com partida em Santo Amaro de Oeiras, retorno em Caxias e meta em Santo Amaro de Oeiras, num percurso de ida e volta, com uma distância total de 8 km. Trata-se da sétima edição do evento, no qual são esperados 4.500 participantes, num limite máximo de 5.000 inscrições.
A realização destas actividades desportivas implicam os seguintes constrangimentos de trânsito:
2 de Junho | Corrida pela Seleção
Encerramento da Avenida Marginal entre a rotunda de Carcavelos e a saída para o Alto da Barra, das 7h00 às 13h00, e entre o Alto da Barra a Algés, das 9h30 às 13h00.
3 de Junho | Mexa-se na Marginal
Encerramento da Avenida Marginal entre a Torre e Caxias, das 8h00 às 13h00, e entre Caxias e Algés, das 9h45 às 13h00.
10 de Junho | Triatlo do Ambiente
Encerramento da Avenida Marginal entre a Torre e Alto da Boa Viagem, das 8h30 às 13h00, e entre o Alto da Boa Viagem e Algés, das 10h30 às 13h00.
16 de Junho | Marginal à Noite
Encerramento da Avenida Marginal entre Santo Amaro de Oeiras e o Alto da Boa Viagem, das 20h30 às 24h00.


