Director: João Carlos Vieira
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014
2012-04-20 17:32
Oeiras exibe “Memorial” com Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta “Memorial”, com Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo, no dia 24 de Abril às 23h00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.

“Memorial” é um novo projecto musical que junta duas gerações de cantautores: Fernando Tordo e Carlos Mendes, cujas composições e interpretações inesquecíveis fazem parte da história musical do nosso país, e Filipa Pais, uma voz inconfundível que pertence a uma nova geração de cantores.

Este espectáculo musical insere-se no âmbito das comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril de 1974 e percorre os temas que fazem parte da memória colectiva dos portugueses, interpretados de uma forma única e inéditos criados propositadamente para o “Memorial”. A entrada é livre, de acordo com a lotação da sala.

Cerca de uma dezena de novas canções são apresentadas em estreia no concerto, constituindo um dos principais atractivos desta novidade dos palcos nacionais e estrangeiros para 2012. Razãopara fazer de “Memorial” uma “viagem” em vários sentidos, como sublinha Carlos Mendes.

Entre os novos trabalhos dados a conhecer em “Memorial” destacam-se temas como “Os Biombos Namban”, composto por Fernando Tordo, sobre um poema de Sofia de Melo Breyner Andresen (Ilhas, 1987), onde se conta “a história alegre das navegações” e o espanto dos japoneses ao verem chegar aqueles estranhos seres pálidos e de grandes narizes...! (Arte Namban, entre 1593 e 1610).

Em tom mais intimista ou convidando à participação do público, “Memorial” é marcado pelo humor inspirado na commedia dell'arte, como em “Parlami d'amore Mariù”, canção celebrizada por Vittorio de Sica, nos anos 30, ou em “O Troikas”, tema original e inédito, dedicado às circunstâncias da actualidade nacional.

Do alinhamento desta viagem-concerto fazem ainda parte referências ao fado, com destaque, por exemplo, para um novo tema, “Nasceu assim, cresceu assim”, composto por Fernando Tordo a partir de um poema de Vasco Graça Moura.

Dois amigos e companheiros de canções há mais de 40 anos e duas referências incontornáveis na história da Música Portuguesa, Carlos Mendes e Fernando Tordo procuram celebrar juntos em “Memorial”, tanto os seus percursos individuais, como os caminhos musicais comuns até ao momento presente. Aos dois artistas junta-se Filipa Pais, voz de uma nova geração de intérpretes, com características e qualidades vocais igualmente inconfundíveis.

Além de interpretarem as canções, Carlos Mendes faz ainda os acompanhamentos ao piano, enquanto Fernando Tordo assume, pela primeira vez em palco, os acompanhamentos de guitarras, harpa e ukulele (instrumento levado por um português da Madeira para o Hawai, em meados do século XIX). Outros compositores no concerto: Vitorino, Bruno Martino, Cesare Bixio e Ricardo Dias.

Outros autores: Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, Reinaldo Ferreira, Vasco Graça Moura, Mário Cesariny de Vasconcelos, Sofia de Melo Breyner Andresen, Ernesto Lara Filho, José Jorge Letria e Manuel da Fonseca.

Ficha artística

Vozes: Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo
Piano: Carlos Mendes
Guitarras, harpa e ukulele: Fernando Tordo
Desenho de luz: Luís Duarte
Desenho de som: Miguel Mendes
Informações: 214 408 582 / 24 – dct@cm-oeiras.pt
Classificação etária: M / 6 anos
Duração: 80’

Organização: Câmara Municipal de Oeiras
PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site