Director: João Carlos Vieira
Quinta-feira, 24 de Abril de 2014
2012-02-19 16:28
Telmo Silva e Catarina Ferreira triunfam nos 20 km de Cascais

Dois atletas da linha, Telmo Silva, da Associação de Moradores de Atibá, e Catarina Ferreira, do Grupo Desportivo Joaninhas de Leião, foram os grandes vencedores da 29.ª edição da emblemática corrida dos 20 km de Cascais.

Carlos Carreiras, presidente CMC, deu o tiro de partida 

Para esta clássica prova de atletismo, a mais antiga na distância de 20km, organizada pela Câmara Municipal de Cascais e Centro de Cultura e Desporto do Município estavam inscritos à partida 1.850 atletas, havendo ainda a registar a presença de mais 920 a correr em simultâneo a prova da “rapidinha” na distância de 5 km, esta sem classificações atribuídas e meramente de espírito participativo, destinada a promover a prática da modalidade aos menos aptos a percorrer as distâncias mais longas, o que reuniu um total de 2.770 atletas a contribuir para esta grande manifestação do desporto popular e para uma manhã muito animada, neste domingo de carnaval, em Cascais.

Carlos Carreiras, o presidente da autarquia, que deu o tiro de partida e no final corou os campeões, adiantou, em declarações ao Desporto na Linha, que: “esta é a 29ª edição e por isso uma prova que tem resistido ao tempo pela sua qualidade e grande adesão que tem tido, sendo que este ano até excedeu as expetativas iniciais e espero que para ano seja ainda melhor já que comemora os 30 anos. Mas, um facto é que este é um bom exemplo de como se pode descobrir a felicidade através de coisas simples, como neste caso de fazer desporto, num cenário paradisíaco que é toda a nossa Baía de Cascais, e o nosso percurso litoral até ao Guincho, e por tudo isto, este evento é algo para nós importante e vai continuar a merecer todo o apoio da Câmara Municipal de Cascais”.

Telmo Silva, que conquistou a sua terceira vitória na prova, depois dos triunfos alcançados em 2004 e 2005, percorreu os 20 km em 01h05m47s relegando para os lugares imediatos do pódio, dois atletas do NucleOeiras / Sportzone, respectivamente Luís Lima, que chegou 20 segundos depois, e Artur Santiago, que cortou a meta um minuto e dois segundos após o vencedor. Telmo Silva recebeu ainda o prémio de melhor atleta masculino do concelho, assim como Maria do Carmo Pinto, também da AM Atibá, 10.ª na tabela feminina. Estes prémios foram entregues pelo presidente do CCD do Município de Cascais, João Bento Vitorino. 

Em declarações ao Desporto na Linha, Telmo Silva, considerou que: “a corrida foi um bocadinho difícil, tendo em conta o vento que se fazia sentir na zona do Guincho, mas conseguimos criar um pequeno grupo de atletas, ajudámo-nos uns aos outros e tornou-se um pouco mais fácil. Já na volta, tinha ideia de atacar e consegui destacar-me na subida, os meus colegas não conseguiram reagir a tempo e a partir daí foi sempre a correr para a vitória”, sublinhou com satisfação o atleta cascalense, que revelou ainda já estar na sua mente “ganhar, pois estou a preparar a Maratona de Badajoz e esta prova era mais um teste. Para além disso, porque se tratou da minha terceira vitória e como sou de Cascais estou muito feliz, pois é sempre muito bom ganhar aqui em Cascais”.

No sector feminino, Catarina Ferreira, nome do ténis nacional, ao serviço do Clube de Ténis de Oeiras, agora dedicada também ao atletismo, onde representa o Grupo Desportivo Joaninhas de Leião, e estreante nesta prova, surpreendeu tudo e todos, subindo ao lugar mais alto do pódio, com a marca de 01h23m22s, terminando com mais de um minuto de avanço para Carla Pinto, do Grupo Desportivo Macedo Oculista, segunda classificada, com o tempo de 01h24m26s e Paula Fernandes, do Garmin / Clube Olímpico de Oeiras, terceira no pódio, registando 01h29m36s.  

No final, Catarina Ferreira mostrou-se extremamente feliz com a vitória: “foi muito difícil, pois para mim não é fácil correr os 20 quilómetros. Tive uma concorrência muito apertada com a segunda classificada - Carla Pinto –  pois andámos juntas durante grande parte do percurso. Só a partir do quilómetro 12 é que consegui passar para a frente e seguir isolada até à meta. Foi uma enorme satisfação ganhar aqui em Cascais, a prova é muito bonita, e está bem organizada”, declarou Catarina, adiantando que vai conciliando a prática do ténis com a do atletismo: “o atletismo foi algo completamente inesperado, o gosto por esta modalidade começou por brincadeira na escola e foi crescendo cada vez mais. Agora dá-me imenso prazer correr, e esta foi, até agora, neste tipo de provas, a maior vitória”.

Classificação – Top 10 Masculino: 1.º Telmo Silva (AM Atibá) 01h05m47s; 2.º Luís Lima (NucleOeiras / Sportzone) 01h06m07s; 3.º Artur Santiago (NuclaOeiras / Sportzone) 1h06m49s; 4.º Nuno Carraça (URC Abrunheira) 01h06m50s; 5.º Hélder Ferreira (UFCI Tomar) 01h09m10s; 6.º Marco Melo (AM Atibá) 01h09m21s; 7.º Cláudio Cardoso (AM Atibá) 01h09m33s; 8.º Carlos Lopes (CRD Águias Unidas) 01h09m58s; 9.º Filipe Januário (CCDT AUT Almada) 01h10m16s; 10.º Pedro Maia (AA Mafra) 01h10m16s. 

Classificação – Top 10 Feminino: 1.º Catarina Ferreira (GD Joaninhas de Leião) 01h23m22s; 2.º Carla Pinto (GD Macedo Oculista) 01h24m26s; 3.º Paula Fernandes (Garmin / Clube Olímpico de Oeiras) 01h29m36s; 4.º Elisabete Sousa (Sousa Gouveia) 01h32m16s; 5.º Rosa Vassandula (CRD Arrudense) 01h32m27s; 6.º Susana Almeida (Garmin / Olímpico de Oeiras) 01h32m31s; 7.º Lúcia Oliveira (Açoreana C Banif) 01h33m20s; 8.º Rute Matos (Açoreana C Banif) 01h33m20s; 9.º Margarida Godinho (Individual) 01h33m56s; 10.º Maria do Carmo Pinto (AM Atibá) 01h34m26s.

O presidente Carlos Carreiras e o vereador  Sande e Castro  entregaram os prémios


PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site