Director: João Carlos Vieira
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014
2011-12-15 18:44
Circuito Nacional Bodyboard Open: Carcavelos tira teimas do título nacional

A praia de Carcavelos recebe neste fim-de-semana a derradeira e decisiva etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open.

Cinco atletas têm hipóteses matemáticas de chegar ao título, estando todos com uma proximidade pontual em que a vitória na prova pode traduzir-se na conquista do ceptro nacional. Nas mulheres, a campeã em título, Rita Pires, aparece como a principal favorita, ela que conta duas vitórias em três provas já realizadas.


Manuel Centeno lidera as contas, com 2431 pontos, seguido do surpreendente Filipe "Raposo" Cabrela, a revelaçæo deste ano, com 2320 pontos; Jaime Jesus (2162); Hugo Pinheiro (1930) e, finalmente, Gastão Entrudo (1876). Contudo, se os pontos totais ordenam os candidatos desta maneira, Manuel Centeno recorda que para atribuir o título contam os três melhores resultados e, dessa forma, o líder, de facto, será Hugo Pinheiro:

"Não me considero o líder do campeonato, nem de perto. Se considerarmos que o campeão é encontrado através dos três melhores resultados e que o meu pior resultado é um sétimo lugar, creio que o Hugo, tal como os outros candidatos, conseguem melhor que isso em Carcavelos. Por isso, a pressão está do lado do Hugo. Para mim, quero apenas que haja mar grande e difícil, exigente fisicamente, que me possa favorecer. E o resto, vamos a isso."

Hugo Pinheiro não acusa o "toque" do amigo e rival de sempre, e replica: "Já estão a colocar-me a pressão em cima. A verdade é que, como as coisas estão, quem chegar mais longe leva o título, por isso estamos todos mais ou menos em igualdade de circunstâncias." Espera-se uma luta renhida e, se as previsões não falharem, em ondas de gala. Hugo espera isso mesmo:

"Parece que vamos ter boas ondas, entre um e dois metros e offshore. Este, aliás, tem sido um circuito abençoado com boas ondas. Temos tido picos de pedra, de areia, sempre com ondas que favorecem o bodyboard. Se tudo se confirmar para Carcavelos, este arrisca ser o melhor circuito de sempre no que a ondas diz respeito."

Nas senhoras, a contabilidade absoluta do ranking dá Teresa Duarte como a líder, com 2460 pontos, mas é Rita Pires, que parte com a "faca e o queijo na mão", tendo vencido as duas provas em que participou e, assim, dependendo apenas de si para conquistar o 13° título. Rita reconhece o favoritismo mas mantém o discurso descontraído a que nos habituou:

"Estou entusiasmada porque, ao que tudo indica, vai haver boas ondas neste campeonato e é sobretudo isso que me motiva. Quanto ao título, sinto-me privilegiada por poder alcançar uma marca destas e vou fazer tudo ao meu alcance para somar este 13° troféu."

Já Teresa Duarte promete dar luta à campeoníssima Rita. Teresa que se sagrou campeã nacional em 2007 e que voltou este ano à competição depois de alguns anos dedicados ao curso superior:

"A Rita está em excelentes condições para conquistar o título, depende só dela, já que contam os três melhores resultados e ela tem duas vitórias, mas vou fazer tudo para ter hipótese de alcançar o título."
PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site